Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de abril de 2019

PROJETO MISSIONÁRIO JUNTOS EM FAMÍLIA






“Não quero estudar sobre peles mortas, enquanto os homens morrem de fome”. (São Domingos de Gusmão – Fundador da Ordem dos Pregadores)

A você, que irá participar conosco da Semana Santa Missionária na Paróquia Bom Jesus de Catuti - Diocese de Janaúba, saudamos com alegria e comunhão.
Antes, vivendo o ardor missionário em família, desejamos, JUNTAS, fazer ecoar as palavras de Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores, Família Dominicana no Mundo. Domingos de Gusmão, zeloso pregador da Palavra, sempre ensinou aos seus irmãos, que o anúncio da Pregação é feito com alegria e convicção da Palavra de Deus. Para falar de Deus, é preciso falar com Deus, rezar bastante, estudar com responsabilidade e dar exemplos de desapego das coisas materiais. Ai sim, o testemunho que convence, de verdade, acontece nas pessoas a ouvir e a falar. O ensinamento da Pregação é antes de tudo, segundo o modo da fraternidade, e ser Família Dominicana expressa as convergências a constituir a identidade e autonomia da vocação própria de cada um, portadores do testemunho e da palavra explícita.
Eis o tempo favorável de louvor e gratidão. O mês missionário extraordinário convocado pelo Papa Francisco nesse ano 2019 suscita a nossa vocação, cada um/a, “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”. O caminho do discipulado se fortalece através da oração, a reflexão e a ação, que JUNTAS, nos ajudam a viver a dimensão de toda vida em missão, animados/as pela fé e a misericórdia de Deus no seio da sociedade, de modo especial como pertença da nossa Família Dominicana.
Relembrando o nosso processo formativo, trilhamos o caminho da partilha, do respeito, da escuta, da esperança, do ardor missionário, da fé, do encontro e a permanência com gestos fraternos. Junto às pessoas de cada lugarzinho seremos acolhidos e acolheremos, antes de tudo, dentro de nosso coração. Façamos de nossa presença um espaço de fertilidade no chão em que pisamos. Que possamos despertar ainda mais o conhecimento da PESSOA DE JESUS CRISTO no rosto de tantas pessoas que muitas vezes vivem apenas a sua crucificação, e dessa maneira, possamos celebrar a PÁSCOA – RESSURREIÇÃO.  Dada a nossa identidade batismal como um encontro pessoal com Jesus Cristo vivo, Ele envia-nos para sermos suas testemunhas no mundo! Que sejamos IGREJA EM SAÍDA e unidade, revigorando e fortalecendo a capacidade de fecundar a caminhada espiritual e missionária em todos nós, e sentir verdadeira mudança na vida cristã e humana.
Revestidas/os pela graça de Deus, seguimos em missão à luz do Espírito Santo que nos anima a seguir Jesus de Nazaré, a exemplo de Maria, Mãe fiel e primeira peregrina, humana e cristã. Por viver e descobrir o Evangelho, seja assim vivida no cotidiano a nossa espiritualidade da Pregação, nas palavras de São Tomás de Aquino: “contemplar e levar ao outro aquilo que foi contemplado”.
E, com as palavras do Papa em Fátima, invocando a proteção de Maria, “que sejamos no mundo sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, aquele que brilhou na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”. 
São Domingos, Pregoeiro da Verdade, rogai por nós! Para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém.
Abraço, oração e ternura.
À Coordenação.
“Ser missionário não é expressão de um saber, mas de uma fé, de um encontro com Deus. É esta experiência que comunica.” Papa Francisco

Nenhum comentário:

Postar um comentário