Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Projeto Missão em Família – 2019 Quase Paróquia Bom Jesus de Catuti/MG.


Ele andou por toda a parte, fazendo o bem... E nós somos testemunhas de tudo o que Jesus fez... At 10, 38-39

Mais uma vez, entre os dias 12 a 21 de abril, em nossa Província do Brasil, tivemos a alegria de vivenciar a Semana Santa Missionária realizada na Paróquia Bom Jesus de Catuti, norte de Minas Gerais, com alguns membros da Fraternidade Leiga Dominicana Santa Catarina de Sena, amigos e amigas Religiosos, e a Comunidade Nossa Senhora de Guadalupe das nossas Irmãs Dominicanas do Barreiro. O Projeto JUNTOS EM FAMÍLIA tem sido um caminho de presença da Vida dominicana, fortalecendo a caminhada da Igreja nas periferias, especialmente nesses lugares distantes, visando o fortalecimento e dinamismo da fé, encorajando os agentes pastorais, interagindo as famílias através das visitas missionárias e celebrações em Comunidades.
Partilhando um pouco dessa experiência em MISSÃO e SERVIÇO, tudo que podemos expressar é a GRATIDÃO! Os missionários e missionárias foram acolhidos e enviados pelo Pe.Eliezer Lima da Fonseca, permanecendo no centro paroquial e comunidades rurais. O ponto principal que canaliza a nossa ação missionária é a ESCUTA. Como Domingos de Gusmão, falar de Deus e escutar Deus! Nisso, a realidade da missão nos chama a viver pela DISPONIBILIDADE e ITINERÂNCIA, comungando as nossas vidas no encontro com o outro, em palavras e gestos, que acreditamos revelar Jesus Cristo.
Durante a semana santa, a aproximação da vida cotidiana das pessoas se fez em oração, caminhadas de penitência, lindas celebrações, olhares, abraços, sorrisos e a confiança de sermos irmãos e irmãs. Ser devagarinho, parte de cada cantinho... Entrar nas casas das famílias, sentar-se à mesa e em prosa para ouvir em “jeitinho mineiro” de falar, de quem se orgulha da presença de ser e fazer amigos do coração. Outras vezes, encontrar o olhar e a palavra dos sentimentos, a angústia e muitos sofrimentos calados aos choros de perdas e lutas! Sim; a vida do povo que busca a Deus no “deserto do norte mineiro”, conta-nos também as dores de quem acredita sempre num mundo melhor.
O ardor missionário é um presente de Deus em nós, e assim, celebramos junto ao povo, o desejo ardente de viver a experiência do RESSUSCITADO. Esse é o sinal de libertação, pois muitas maravilhas realizou o Senhor...! Vivenciamos formas diferentes a encontrar a expressão do rosto de Cristo em meio ao seu povo: organização com as lideranças, as rezas do terço e ofícios de Nossa Senhora, Via-sacra, encontros com as famílias, jovens, crianças... as atividades intensas e lindíssimas. A espiritualidade que se move nesse tempo é feita de encontro com o Cristo em seus passos de cruz e Nossa Senhora, a mãe das Dores em atitude de SILÊNCIO, CUIDADO E ESPERANÇA. Dessa forma, a misericórdia de Deus conosco é celebrada pela passagem nesse chão sagrado, espaço missionário, a semear e cultivar o bem, em que se faz frutificar a alegria plena da Ressurreição de Jesus.
Vivendo o retorno da missão, cultivamos o aprendizado profundo que o Senhor revela em nós... Gratidão! “a alegria de quem possui os nomes escritos nos céus” – Lc. 10, 20. A dinâmica compartilhada nesses dias dá ao nosso coração e nossas vidas uma atitude de OBLAÇÃO, e nos inclina a contemplar o lugar do túmulo vazio, e na compreensão das escrituras anunciar a PÁSCOA- LIBERTAÇÃO, pois verdadeiramente, o Senhor ressuscitou, aleluia!

























6 comentários:

  1. Coisa maravilhosa é ver esses frutos. A missão nos permite levar nosso Deus ao outro, mas principalmente nos permite trazer o Deus do outro demonstrado em carinho, amor e respeito.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma experiência maravilhosa para mim... Cidade de pessoas acolhedores e maravilhosas.. Um pedaço de meu coração ficou nesta amável cidade.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus ilumine e abençoe a todos missionários e missionárias pelo belíssimo trabalho de doação.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a Deus e as familias que nos acolheu...foram dias de alegria, partilha, sorrisos, buscas, celebracões e convivencia. Pontos fortes: visita as familias; vigilia Pascoal

    ResponderExcluir