Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2019



2º DIA CELEBRATIVO: TRÍDUO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA SANTA MISSIONÁRIA

09 de abril


Tema: Missão Juntos em Fraternidade 

“Coragem, sou eu! Não tenhais medo!” (Mc. 6, 50)


1. Mantra: Onde reina o amor, fraterno amor, Onde reina o amor, Deus aí está. (iniciar com um mantra e acender uma vela e coloca-la próximo ao desenho missionário) 

2. Acolhida: Dar as boas vindas e convidar que todos se acolham mutuamente, conforme o costume. 

3. Rezar a oração inicial para todos os dias.

Animador/a: Neste segundo dia do tríduo, vamos rezar a vida e a fé de todos os missionários e missionárias, juntamente as pastorais e lideranças das comunidades a serviço da “Igreja em Saída”. Em comunhão com todas as famílias que vão acolher as/os missionarias/os. Colocamos as intensões das comunidades Barreiro branco, Pé do Morro, Salininhas, Maravilha e Vista alegre, Cento e Onze, Malhada Grande, Vila Santa Rita.

Canto de abertura: O profeta
Antes que te formasse dentro do ventre de tua mãe. Antes que tu nascesses, te conheci e te consagrei. Para ser meu profeta dentre as nações eu te escolhi. Irás onde te envio e o que eu mando proclamarás. Tenho de gritar, tenho de arriscar, ai de mim se não o faço! Como escapar de ti? Como não falar se tua voz me queima dentro? Tenho de andar, tenho de lutar, ai de mim se não o faço! Como escapar de ti? Como não falar? Se tua voz arde em meu peito.
- Não temas arriscar-te porque contigo eu estarei. Não temas anunciar-me: por tua boca eu falarei. Entrego-te hoje meu povo, para arrancar e derrubar, para edificar, destruirás e plantarás. Tenho de gritar...
- Deixa os teus irmãos, deixa teu pai e tua mãe. Abandona tua casa porque a terra gritando está. Nada tragas contigo, porque a teu lado eu estarei: é hora de lutar porque meu povo sofrendo está. Tenho de gritar...

4. Recordação da Vida: A missão no coração do povo não é uma parte na minha vida, ou um ornamento que posso pôr de lado; não é um apêndice ou um momento entre tantos outros de minha vida. É algo que não posso arrancar do meu ser, se não quero me destruir. Eu sou uma missão nesta
terra, e para isso estou neste mundo. É preciso considerarmo-nos como que marcados a fogo por
essa missão de iluminar, abençoar, vivificar, levantar, curar, libertar. É maravilhoso ser povo fiel de Deus. E ganhamos plenitude, quando derrubamos os muros e o coração se enche de rostos e de nomes! (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – Papa Francisco – n/273 e 274)
Encontrar outras vidas, outras histórias, outras situações... Escutar outros relatos que trazem muito luz para a nossa própria vida. Olhar desde um horizonte mais amplo, ajuda a compreender melhor o valor das coisas. Escutar de tal maneira que o que ouvimos penetra na nossa própria vida. Acolher na nossa própria vida outras vidas; abrir espaços para que suas histórias encontrem morada no nosso coração. O encontro com o diferente possibilita também o encontro consigo mesmo, ou seja, encontrar a própria verdade. Enfim aprender, ou seja, carregar a própria história de um horizonte diferente, no qual cabem outras possibilidades e outras responsabilidades. Descobrir uma perspectiva mais ampla que ajude a formular melhor o sentido da própria vida.

5. Salmo - Sl 71 (72), 1-2. 10-11. 12-13 -/ R. As nações de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor! 
1 Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus,* vossa justiça ao descendente da realeza! 2 Com justiça ele governe o vosso povo,* com equidade ele julgue os vossos pobres. 10 Os reis de Társis e das ilhas hão de vir*e oferecer-lhes seus presentes e seus dons; e também os reis de Seba e de Sabá* hão de trazer-lhe oferendas e tributos. 11Os reis de toda a terra hão de adorá-lo,* e todas as nações hão de servi-lo. 12Libertará o indigente que suplica,* e o pobre ao qual ninguém quer ajudar. 13Terá pena do indigente e do infeliz,* e a vida dos humildes salvará. 

6. Canto de Aclamação: A palavra está perto de ti, em tua boca em teu coração. Evangelho: São Marcos 6,45-52 Depois de saciar os cinco mil homens, 45Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca do mar e Jesus sozinho em terra. e irem na frente para Betsaida, na outra margem, enquanto ele despedia a multidão.46Logo depois de se despedir deles, subiu ao monte para rezar. 47Ao anoitecer, a barca estava no meio 48Ele viu os discípulos cansados de remar, porque o vento era contrário. Então, pelas três da madrugada, Jesus foi até eles andando sobre as águas, e queria passar na frente deles. 49Quando os discípulos o viram andando sobre o mar, pensaram que era um fantasma e começaram a gritar. 50Com efeito, todos o tinham visto e ficaram assustados. Mas Jesus logo falou: 'Coragem, sou eu! Não tenhais medo!' 51Então subiu com eles na barca. E o vento cessou. Mas os discípulos ficaram ainda mais espantados, 52porque não tinham compreendido nada a respeito dos pães. O coração deles estava endurecido. Palavra da Salvação. 

7. Silencio... Meditação... Partilha: Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos: Você se sente uma pessoa animada, convicta, firme na missão? Nossa fé influencia nossa vida ou é nossa vida que influencia nossa fé? Por quê? O que anima você? O que Jesus nos ensina no seu Evangelho para segui-lo?

8. Intenções: Rezemos hoje a Litania dos caminhos nos passos de nossa missão:

Se meu passo é errante, - converte-me Senhor! 
Se minha fé é desanimada - converte-me Senhor! 
Se minha mente é estéril - converte-me Senhor! 
Se minhas mãos são rudes - converte-me Senhor!
 Se meus olhos são ferozes - converte-me Senhor! 
Se minha língua é cruel - converte-me Senhor!
Se minhas intenções são más - converte-me Senhor! Se meu coração é fraco - converte-me Senhor!

 (a comunidade pode continuar...) 

Ao final: Converte-me Senhor e serei o que realmente sou! 

9. Oremos: Deus nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

 10. Pai Nosso: De mãos unidas rezemos a oração da unidade: Pai nosso....e três Ave-Maria.

11. Oração final: Maria, mãe de Cristo, mãe da Igreja... És mestra em ouvir a Palavra de Deus e pô-la em prática... Mas de modo especial, pensamos em ti pelo modelo perfeito de ação de graças que é o hino que cantaste quando tua prima Isabel, mãe de João Batista, te proclamou a mais feliz dentre as mulheres. Não paraste em tua felicidade: pensaste na humanidade inteira. Pensaste em todos, mas assumiste uma clara opção pelos pobres, como teu Filho faria depois. Que há em ti, em tuas palavras, em tua voz, que anuncias, no Magnificat, a deposição dos poderosos e a elevação dos humildes, sacramento dos que têm fome e o esvaziamento dos ricos, e ninguém ousa julgar-te subversiva ou olhar-te com suspeição? Empresta-nos tua voz, canta conosco! Pede ao teu Filho que em todos nós e em nossa diocese e Paróquias, se realizem, plenamente, os planos do Pai. Amém.

12. Benção final: Deus, Pai de misericórdia e bondade, enviai as suas bênçãos sobre cada um de nós!

13. Canto final: Vai, vai missionário

Vai, vai, missionário do Senhor,/ vai trabalhar na messe com ardor./ Cristo também chegou para anunciar:/ não tenhas medo de evangelizar.
- Chegou a hora de mostrarmos quem é Deus/ à América Latina e aos sofridos povos seus,/ que passam fome, labutam, se condoem,/ mas acreditam na libertação.
- Se és cristão, és também comprometido,/ chamado foste tu e também foste escolhido/ pra construção do Reino do Senhor:/ vai, meu irmão, sem reserva e sem temor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário