Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de abril de 2019


TRÍDUO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA SANTA MISSIONÁRIA

Diocese de Janaúba - Cidade Catuti

12 a 21 de abril 2019.

1º DIA CELEBRATIVO: 09 DE ABRIL

Tema: Missão Juntos em Família
“Dai-lhes vós mesmos de comer”. (Mc. 6, 36)

1.    Mantra: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra. Inunda meu ser, permanece em nós.”
 (iniciar com um mantra e acender uma vela e coloca-la próximo ao desenho missionário)

2.    Acolhida: Dar as boas vindas e convidar que todos se acolham mutuamente, conforme o costume.


3.    Rezar a oração inicial para todos os dias.

4.    Animador/a: No primeiro dia do tríduo, vamos rezar para todas as famílias que vão acolher as/os missionarias/os na cidade de Catuti. Trazemos presente as intenções das comunidades Pau a Pique 1, Pau a Pique 2 e Tabuleiro. JUNTOS EM FAMÍLIA, façamos o caminho da MISSÃO, alicerçada em Cristo, que nos faz discípulos/as e missionários/as  para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira.

Canto: Levanta Missionário
Levanta missionário pra levar a boa nova
Levanta missionário pra levar a boa nova
Vamos plantar o amor que a vida e renova
Vamos plantar o amor que a vida e renova
Bota o pé na estrada, ergue a mão para o céu
Bota o pé na estrada, ergue a mão para o céu
A luta é grande, mais a justiça de deus é fiel
A luta é grande, mais a justiça de deus é fiel
Eu vou, eu vou, eu vou
Quem vai, quem vai, quem vai(x2)
Na barca dos missionários
Construtores do reino do pai (x2)
5.            Recordação da Vida: (Motivar as pessoas a recordar os nomes de lugares por onde vivenciamos a nossa missão, pessoas e comunidades).

6.            Animador/a: “Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito santo. No Pentecostes, o Espírito faz os apóstolos saírem de si mesmos e transforma-os em anunciadores das maravilhas de Deus que cada um começa a entender na própria língua”. (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – Papa Francisco/ n 259).

O chamado de Deus afeta todo o nosso ser, com todas as possibilidades que a vida nos oferece neste momento em que vivemos, diante das necessidades do mundo e da humanidade. A alegria do Evangelho nos chama a abrir-se, a remover-se por dentro, a sair de si, descobrir novos rostos, histórias e vivências. E viver desta maneira é pensar em círculos mais amplos e mais distantes, sentindo o impulso para o encontro e o compromisso. Quando nós nos deslocamos e nos aproximamos de realidades diferentes, é para encontrar, encontrar-se e aprender.  


1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, * vossa justiça ao descendente da realeza! 2Com justiça ele governe o vosso povo, * com equidade ele julgue os vossos pobres. R. Os reis de toda a terra...
3Das montanhas venha a paz a todo o povo, * e desça das colinas a justiça! 4 Este Rei defenderá os que são pobres, *
4bos filhos dos humildes salvará, *R. Os reis de toda a terra...

7Nos seus dias a justiça florirá *
e grande paz, até que a lua perca o brilho! 8De mar a mar estenderá o seu domínio, * e desde o rio até os confins de toda a terra! R.Os reis de toda a terra...

8.            Canto de Aclamação: A palavra está perto de ti, em tua boca em teu coração.


9. Evangelho:  Marcos, 6,34-44
Naquele tempo: 34Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas. 35Quando estava ficando tarde, os discípulos chegaram perto de Jesus e disseram: 'Este lugar é deserto e já é tarde. 36Despede o povo, para que possa ir aos campos e povoados vizinhos comprar alguma coisa para comer.'37Mas, Jesus respondeu: 'Dai-lhes vós mesmos de comer.' Os discípulos perguntaram: 'Queres que gastemos duzentos denários para comprar pão e dar-lhes de comer?' 38 Jesus perguntou: 'Quantos pães tendes? Ide ver.' Eles foram e responderam: 'Cinco pães e dois peixes.' 39Então Jesus mandou que todos se sentassem na grama verde, formando grupos. 40E todos se sentaram, formando grupos de cem e de cinquenta pessoas. 41Depois Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães e ia dando aos discípulos, para que os distribuíssem. Dividiu entre todos também os dois peixes. 42 Todos comeram, ficaram satisfeitos, 43e recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e também dos peixes. 44 O número dos que comeram os pães era de cinco mil homens. Palavra da Salvação.


10.Silêncio... Meditação... Partilha: O que o Evangelho de hoje nos ensina? Como Jesus viveu a sua missão? Como eu me sinto chamado/a para missão?
11. Intenções: Transformemos nossa reflexão de hoje em preces espontâneas. Após cada oração responderemos: Senhor, atendei as nossas preces!
12. Oremos: Deus nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!
13. Pai Nosso: De mãos unidas rezemos a oração da unidade: Pai nosso....e três Ave-Maria.
14. Rezemos a ORAÇÃO final nas palavras de D. Hélder Câmara:  
MISSÃO é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar a crosta do egoísmo que nos fecha no nosso Eu. É parar de dar volta ao redor de nós mesmos como se fôssemos o centro do mundo e da vida. É não se deixar bloquear nos problemas do pequeno mundo a que pertencemos: a humanidade é maior. Missão é sempre partir, mas não devorar quilômetros. É, sobretudo abrir-se aos outros como irmãos, descobri-los e encontrá-los. E, se para encontrá-los e amá-los é preciso atravessar os mares e voar lá nos céus, então missão é partir até os confins do mundo. Senhor, ensina-nos o caminho e caminha conosco a nossa frente!
 
15.         Canto final: O Deus que me criou me quis me consagrou para anunciar o seu amor! (bis)

- Eu sou, sou profeta da verdade. (bis) Canto a justiça e a liberdade. Eu vivo pra amar e pra servir! (bis)






Nenhum comentário:

Postar um comentário