Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de abril de 2019

3º DIA CELEBRATIVO: TRÍDUO DE PREPARAÇÃO PARA A SEMANA SANTA MISSIONÁRIA

10 de abril

Tema: Missão Juntos em Fraternidade
"Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus”. (João 8,54)

1.       Mantra: Deus é amor, arrisquemos viver por amor. Deus é amor, Ele afasta o medo. (iniciar com um mantra e acender uma vela e coloca-la próximo ao desenho missionário)

2.      Acolhida: Dar as boas vindas e convidar que todos se acolham mutuamente, conforme o costume.

3.      Rezar a oração inicial para todos os dias.

4.      Animador/a: Neste terceiro  dia do tríduo, vamos rezar para todas as famílias que vão acolher as/os missionarias/os. Viver em comunidade nos ensina a assumir a missão de Jesus. Colocamos as intensões das comunidades  Ilha grande 1, Ferraz,  Lagoa Escura,  Ilha grande 2, Malhadinha Simbaíba,  Língua  D’Água.

Canto:  Alma missionária
Senhor, toma minha vida nova antes que a espera desgaste anos em mim. Estou disposto ao que queiras não importa o que seja, Tu chamas-me a servir. Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra, necessitem de força de viver.  Onde falte a esperança, onde tudo seja triste simplesmente por não saber Ti.
-Te dou meu coração sincero para gritar sem medo formoso é Teu amor. Senhor, tenho alma missionária conduza-me à terra que tenha sede de Ti.
- E, assim eu partirei cantando, por terras anunciando Tua beleza, Senhor. Terei meus braços sem cansaço Tua história em meus lábios e a força na oração.
5. Recordação da Vida: Juntamente com o Espírito santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para O invocarem (At 1, 14), e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes.
Na cruz, quando Cristo suportava em sua carne o dramático encontro entre o pecado do mundo e a misericórdia divina, Pôde ver a seus pés a presença consoladora da Mãe e do amigo. Naquele momento crucial, antes de declarar consumada a obra que o Pai lhe havia confiado, Jesus disse a Maria: “Mulher, eis o teu filho!”. E, logo a seguir, disse ao amigo bem-amado: “Eis a tua mãe!” (Jo. 19, 26-27). Estas palavras de Jesus, no limiar da morte, não exprimem primariamente uma terna preocupação por sua Mãe; mas são, antes, uma fórmula de revelação que manifesta o mistério de uma missão salvífica especial. Jesus deixava-nos a sua Mãe como nossa Mãe. E só depois de fazer isto é que Jesus pôde sentir que “tudo se consumara” (Jo.19,28). Ao pé da cruz, na hora suprema da nova criação, Cristo conduz-nos a Maria; conduz-nos a Ela, porque não quer que caminhemos sem uma mãe; e, nesta imagem materna, o povo lê todos os mistérios do Evangelho.
Ela é a serva humilde do pai, que transborda de alegria no louvor. É a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida. É aquela que tem o coração trespassado pela espada, que compreende todas as penas. Como Mãe de todos, é sinal de esperança para os povos que sofrem as dores do parto até que germine a justiça. Ela pé missionária que se aproxima de nós, para nos acompanhar ao longo da vida, abrindo os corações à fé com o seu afeto materno. Como uma verdadeira mãe, caminha conosco, luta conosco e aproxima-nos incessantemente do amor de Deus. (Exortação Apostólica Evangelii Gaudium – Papa Francisco – n. 288/286)

6.  Salmo - Sl 71 (72), 1-2. 14.15bc. 17 // R. Os reis de toda a terra, hão de adorar-vos, ó Senhor!
1Dai ao Rei vossos poderes, Senhor Deus, * vossa justiça ao descendente da realeza! 2Com justiça ele governe o vosso povo, * com equidade ele julgue os vossos pobres. R. 

14Há de livrá-los da violência e opressão, * pois vale muito o sangue deles a seus olhos! 15b Hão de rezar também por ele sem cessar, * 15cbendizê-lo e honrá-lo cada dia. R.
17Seja bendito o seu nome para sempre! * E que dure como o sol sua memória!
Todos os povos serão nele abençoados, *todas as gentes cantarão o seu louvor!
Todos os povos serão nele abençoados, *todas as gentes cantarão o seu louvor!


7.  Canto de Aclamação: Pela palavra de Deus, saberemos por onde andar. Ela é luz e verdade, precisamos acreditar.// Cristo me chama, Ele é Pastor.  Sabe meu nome: Fala Senhor.
- Pela palavra de Deus ... Sei que a resposta vem do meu ser: Quero seguir-te para viver.

8.      Evangelho: São João 8,51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51Em verdade, em verdade, eu vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte.' 52Disseram então os judeus:' Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também,
e tu dizes: 'Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte'. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes tu ser?'
54Jesus respondeu: 'Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai,
aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso Pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se.' 57Os judeus disseram-lhe então:
'Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!' 58Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou'. 59 Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo. Palavra da Salvação.



9. Silêncio... Meditação... Partilha: Vamos conversar um pouco sobre o Evangelho, a reflexão que ouvimos: Você lembra-se dos temas dos encontros anteriores? Qual? O que nos ensina os nossos encontros de preparação da Semana Santa Missionária? Qual a nossa missão? Alguns duvidaram de Jesus? Por quê? Qual foi a resposta de Jesus? Estamos vivendo a nossa missão? Como? Qual o convite de Jesus para nós?

10.   Intenções: Rezemos hoje as nossas intenções através dos exemplos missionários em nossa comunidade. A cada prece, invocamos: Seja bendito o seu nome Senhor, para sempre!

11.Oremos: Deus nosso Pai, estas são as preces que vos dirigimos com fé e simplicidade. Tende misericórdia de nós e atendei-nos por vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina na unidade do Espírito Santo. Amém!

12. PAI NOSSO:  De mãos unidas rezemos a oração da unidade: Pai nosso....e três Ave-Maria.

13.ORAÇÃO: Vós, Virgem da escuta e da contemplação, Mãe do amor, esposa das núpcias eternas intercedei pela Igreja, da qual sois o ícone puríssimo, para que ela nunca se feche nem se detenha na sua paixão por instaurar o Reino. Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até os confins da terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivente, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós. Amém.

14. BÊNÇÃO FINAL:
-  Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

15.CANTO FINAL: MARIA DE DEUS MARIA DA GENTE

- Com Maria em Deus exultemos, neste canto de amor-louvação./:Escolhida dentre os pequenos, Mãe-profeta da libertação. // És a imagem da “Nova Cidade”, sem domínio dos grandes ou nobres. /:O teu canto nos mostra a verdade, que teu Deus é do lado dos pobres. Maria de Deus, Maria da gente, Maria da singeleza da flor. Vem caminhar vem com teu povo de quem provaste a dor.
 - És o grito do irmão boia-fria, nesta América empobrecida.
 /:Espoliada com vil valentia do direito ao chão de sua vida. // És Maria de nossos caminhos, solidários de tantas Marias. /:Coroadas de sangue e espinhos pela exploração noite e dia. Maria de Deus...
- És a força da nossa esperança, ó Maria da fraternidade. /:No cansaço de nossas andanças guia os passos da real liberdade. // Com as flores e o pão partilhados preparamos a mesa da história/:da opressão, afinal, libertados cantaremos contigo a Vitória. Maria de Deus...


Nenhum comentário:

Postar um comentário