Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

SEGUNDO DIA: DORES DE NOSSA SENHORA

 

A FUGA DA SAGRADA FAMÍLIA PARA O EGITO - MT  2, 13-18


“Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito.”Mt, 2, 13 

Maria e José viveram a dolorosa perseguição que os levaram a fugir da sua terra e se lançarem num caminho de incertezas, numa aventura humana para escaparem ao ódio de Herodes. Na sua loucura, tinha decidido matar todos os recém-nascidos em Belém (cf. vv. 14-16). A segunda dor de Nossa Senhora recorda-nos que Jesus permanece o Salvador procurado e recusado, em quem se realizam as promessas de Deus e as esperanças dos homens. Hoje, lancemos um olhar também para as vítimas de nosso tempo, de pessoas inocentes que morrem por causa da ganância e desprezo à vida.  Busquemos vivar a Palavra - “O sangue de Jesus purifica-nos de todo o pecado” (1 Jo 1, 7).

ORAÇÃO

Abri, Senhor, os nossos lábios para bendizermos vosso santo nome. Purificai o nosso coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o nosso entendimento, inflamai nossa vontade para que possamos rezar digna, atenta e devotamente este ofício e mereçamos ser atendidos na presença de vossa divina majestade. Por Cristo, Nosso Senhor.

Meu Senhor, Jesus Cristo, que estando encravado na cruz tanto vos compadecestes de Vossa aflita mãe, que a recomendastes ao discípulo amado, concedei-nos tal ternura de coração que tenhamos verdadeira compaixão de tuas lágrimas, e choremos dignamente o muito que por nós padeceu. Isto vos pedimos, ó Senhor, pelo amor da mesma Senhora e vossa mãe. Amém!

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Deus que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO - Mateus 2, 13-18

Depois de os reis magos se terem ido embora, um anjo de Deus apareceu a José, num sonho, e disse-lhe: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge com eles para o Egito. Deixa-te lá estar até que eu te diga, porque Herodes vai procurar o menino para o matar." José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e pôs-se a caminho, de noite, para o Egito. E ficou lá até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: "Chamei do Egito o meu Filho." Quando Herodes descobriu que os magos o tinham enganado, ficou furioso. Mandou matar em Belém e nos arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo que ele tinha apurado pelas palavras dos magos. Foi assim que se cumpriu o que o profeta Jeremias tinha dito: "Em Ramá se ouviu um grito: choro amargo, imensa dor. É Raquel a chorar seus filhos; e não quer ser consolada, porque eles já não existem." Palavra da Salvação. - Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO

 Na segunda dor de Nossa Senhora, contemplamos a sua fuga, com o Menino Jesus e São José, para o Egito. “Levanta-te, toma o Menino e sua Mãe, e foge para o Egito” (Mt 2, 13). A experiência da fé por vezes desinstala e nos leva para onde não queremos ir. Mas confiar significa deixar-se conduzir por Deus. Ele não nos abandona.

Quando Jesus, Maria e José fugiram para o Egito, foi grande dor saber que desejavam matar o seu filho, aquele que trazia a salvação! A ganância, o medo de perder privilégios, movem Herodes, que não hesita em matar inocentes para salvaguardar o seu poder.  Maria não se aflige pelas dificuldades em terras longínquas; mas por ver seu filho inocente perseguido, por ser o Redentor. Maria suportou o exílio por amor. Esta dor nos ensina a perseverar diante as provocações do dia-a-dia com alegria e esperança de quem espera em Deus. Vivemos nestes dias um grande exílio. Fomos, por prudência, forçados a interromper nossas atividades. Não se trata de um ato de covardia, mas de um gesto de cuidado. José nos ensina a pensar no outro, a cuidar do outro, a se colocar no lugar do outro.

Peçamos a Deus que nos ajude a perceber os sinais em nosso meio e nos ajude a viver atitudes compartilhadas pela vida e esperança em sua aliança!

1 PAI NOSSO ... 7 AVE MARIAS

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste que sois Deus: tende piedade de nós.

Filho redentor do mundo que sois Deus: tende piedade de nós.

Espírito Santo que sois Deus: tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus: tende piedade de nós.

Segunda parte (todos de pé)

Santa Maria rogai por nós.

Santa Virgem das virgens

Mãe de Jesus Cristo

Mãe da Divina Graça

Mãe puríssima

Mãe castíssima

Mãe imaculada

Mãe intacta

Mãe amável

Mãe admirável

Mãe do bom conselho

Mãe do criador

Mãe do salvador

Virgem prudentíssima

Virgem venerável

Virgem louvável

Virgem poderosa

Virgem clemente

Virgem fiel

Espelho de justiça

Sede de sabedoria

Causa de nossa alegria

Vaso espiritual

Vaso honorífico

Vaso insigne de devoção

Rosa mística

Torre de Davi

Torre de marfim

Casa de ouro

Arca da aliança

Porta do céu

Estrela da manhã

Saúde dos enfermos

Refúgio dos pecadores

Consoladora dos aflitos

Auxilio dos cristãos

Rainha dos anjos

Rainha dos patriarcas

Rainha dos profetas

Rainha dos apóstolos

Rainha dos mártires

Rainha dos confessores

Rainha das virgens

Rainha de todos os santos

Rainha concebida sem pecado original

Rainha assunta ao céu

Rainha do sacratíssimo rosário

Rainha da paz

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós ó Virgem Dolorosíssima.

Para que sejamos dignos da promessa de Cristo.

ORAÇÃO:

 Ó Deus misericordioso, ouvi as súplicas de vossos filhos aqui reunidos e concedei, que pela intercessão da Virgem Maria, vossa e nossa Mãe, sejamos livres de todos perigos que nos ameaçam. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso. À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário