Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

QUARTO DIA: DORES DE NOSSA SENHORA

 

O ENCONTRO COM JESUS NO CAMINHO DO CALVÁRIO - Lucas 23, 27-31



Jesus, acompanhado até à colina do Calvário por um cortejo de mulheres em lágrimas encontra com Maria, sua mãe.  Contempla-se o rosto de luz, e a palavra da graça: elas conheceram no rosto de luz, a palavra de graça: «Não choreis por Mim, mas por vós mesmas e pelos vossos filhos (Lucas23, 28-29 ».

 A dor é também não silenciar as palavras, mesmo sem nada compreender a experiência da fé faz-nos discípulos de Cristo a contemplar e partilhar a decisão de Deus e o poder de seu amor.

Com Maria, outras mulheres subiram da Galileia a Jerusalém com Jesus e os discípulos. Conhecem aquele homem. Ouviram a sua palavra de vida, amaram-no como mestre e profeta. Esperavam que fosse Ele quem havia de libertar Israel? (Lc 24, 21). Não o sabemos, mas agora choram por aquele homem como se chora por uma pessoa amada, como Ele tinha chorado pelo amigo Lázaro. Ele irmana-as no seu sofrimento, uma nova luz ilumina a dor que sentem.

A voz de Jesus fala de juízo, mas chama à conversão; anuncia sofrimentos, mas como as dores de um parto. A madeira verde há-de reaver a vida e a madeira seca terá parte nela.

O sonho de Deus reconstrói a humanidade junto dele.

ORAÇÃO

Abri, Senhor, os nossos lábios para bendizermos vosso santo nome. Purificai o nosso coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o nosso entendimento, inflamai nossa vontade para que possamos rezar digna, atenta e devotamente este ofício e mereçamos ser atendidos na presença de vossa divina majestade. Por Cristo, Nosso Senhor.

Meu Senhor, Jesus Cristo, que estando encravado na cruz tanto vos compadecestes de Vossa aflita mãe, que a recomendastes ao discípulo amado, concedei-nos tal ternura de coração que tenhamos verdadeira compaixão de tuas lágrimas, e choremos dignamente o muito que por nós padeceu. Isto vos pedimos, ó Senhor, pelo amor da mesma Senhora e vossa mãe. Amém!

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Deus que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO – Lucas23, 27-31

Seguiam-no uma grande massa de povo e umas mulheres que se lamentavam e choravam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos, pois virão dias em que se dirá: 'Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram'. Hão-de então dizer aos montes: 'Caí sobre nós!', e às colinas: 'Cobri-nos'. Porque se tratam assim a madeira verde, o que acontecerá à seca?" - Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO

Um dos momentos mais tristes da Paixão Senhor é o encontro de Jesus com Sua Mãe no caminho do Calvário. As lágrimas que Maria derramou na ocasião, a troca de olhares com o Filho, a constatação das crueldades que Ele estava sofrendo, tudo causava imensa dor no Seu Coração de Mãe. Em torno a Jesus, até à sua última hora, estreitam-se numerosas mães, filhas e irmãs. Junto dele, agora, imaginemos todas as mulheres humilhadas e violentadas, as marginalizadas e submetidas a tantas violências, mulheres em crise e sozinhas diante da sua maternidade, mães de ontem e de hoje, as de todas as regiões em guerra, as viúvas ou as idosas esquecidas pelos seus filhos.... É uma longa suposição de mulheres que testemunham num mundo árido e impiedoso o dom da ternura e da comoção, como fizeram pelo filho de Maria no final daquela manhã de Jerusalém. Elas nos ensinam a beleza dos sentimentos: não nos devemos envergonhar se o coração acelera suas batidas na compaixão, se por vezes afloram lágrimas dos olhos, se se sente necessidade de uma carícia e de um conforto.

Unidos à dor que Maria sentiu nesta ocasião, peçamos forças e graças para suportarmos com paciência todas as dores de nossas vidas, e para nos mantermos afastados do pecado. A dor deve ser enfrentada com o encontro, com o cuidado, com a presença. Sair de si para cuidar do outro é próprio de mãe. Este tempo de pandemia nos desafia a esta capacidade, se colocar no lugar do outro. Existem valores que antecedem outros, a vida está acima de tudo. Para cuidar de Jesus Maria se arrisca. Devemos seguir este exemplo, pensar menos em nós para cuidar dos que sofrem. Com confiança nós proclamamos, Senhor, vós sois a nossa esperança!

REZAR 1 PAI NOSSO ... 7 AVE MARIAS

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste que sois Deus: tende piedade de nós.

Filho redentor do mundo que sois Deus: tende piedade de nós.

Espírito Santo que sois Deus: tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus: tende piedade de nós.

Segunda parte (todos de pé)

Santa Maria rogai por nós.

Santa Virgem das virgens

Mãe de Jesus Cristo

Mãe da Divina Graça

Mãe puríssima

Mãe castíssima

Mãe imaculada

Mãe intacta

Mãe amável

Mãe admirável

Mãe do bom conselho

Mãe do criador

Mãe do salvador

Virgem prudentíssima

Virgem venerável

Virgem louvável

Virgem poderosa

Virgem clemente

Virgem fiel

Espelho de justiça

Sede de sabedoria

Causa de nossa alegria

Vaso espiritual

Vaso honorífico

Vaso insigne de devoção

Rosa mística

Torre de Davi

Torre de marfim

Casa de ouro

Arca da aliança

Porta do céu

Estrela da manhã

Saúde dos enfermos

Refúgio dos pecadores

Consoladora dos aflitos

Auxilio dos cristãos

Rainha dos anjos

Rainha dos patriarcas

Rainha dos profetas

Rainha dos apóstolos

Rainha dos mártires

Rainha dos confessores

Rainha das virgens

Rainha de todos os santos

Rainha concebida sem pecado original

Rainha assunta ao céu

Rainha do sacratíssimo rosário

Rainha da paz

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós ó Virgem Dolorosíssima.

Para que sejamos dignos da promessa de Cristo.

ORAÇÃO:

 Ó Deus, por vosso admirável desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do vosso filho, também nas infinitas cruzes da humanidade. Nós vos pedimos, assim como quisestes que ao pé da Cruz do Vosso Filho, estivesse sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria, possamos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levando amor e consolo. Por Cristo, nosso Senhor, Amém.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário