Pesquisar este blog

sábado, 27 de março de 2021

PRIMEIRO DIA : DORES DE NOSSA SENHORA

 A PROFECIA DE SIMEÃO SOBRE JESUS - (Lc 2, 34-35).

“Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de erguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma” 

Para viver este tempo de recolhimento e oração, contemplamos e rezamos as Dores da Virgem Maria. Adoremos o Senhor que padeceu por nós.

No templo, Maria escuta Simeão e dele aprende e nos ensina a viver as virtudes de Deus. Que cada um de nós possamos apontar uns aos outros os sinais de Salvação.

 

ORAÇÃO

Abri, Senhor, os nossos lábios para bendizermos vosso santo nome. Purificai o nosso coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o nosso entendimento, inflamai nossa vontade para que possamos rezar digna, atenta e devotamente este ofício e mereçamos ser atendidos na presença de vossa divina majestade. Por Cristo, Nosso Senhor.

Meu Senhor, Jesus Cristo, que estando encravado na cruz tanto vos compadecestes de Vossa aflita mãe, que a recomendastes ao discípulo amado, concedei-nos tal ternura de coração que tenhamos verdadeira compaixão de tuas lágrimas, e choremos dignamente o muito que por nós padeceu. Isto vos pedimos, ó Senhor, pelo amor da mesma Senhora e vossa mãe. Amém!

INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO

Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra.

Deus que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

EVANGELHO - Lucas 2, 21-35

Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus indicado pelo anjo antes de ter sido concebido no seio materno. Quando se cumpriu o tempo da sua purificação, segundo a Lei de Moisés, levaram-no a Jerusalém para o apresentarem ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: «Todo o primogénito varão será consagrado ao Senhor» e para oferecerem em sacrifício, como se diz na Lei do Senhor, duas rolas ou duas pombas. Ora, vivia em Jerusalém um homem chamado Simeão; era justo e piedoso e esperava a consolação de Israel. O Espírito Santo estava nele. Tinha-lhe sido revelado pelo Espírito Santo que não morreria antes de ter visto o Messias do Senhor. Impelido pelo Espírito, veio ao templo, quando os pais trouxeram o menino Jesus, a fim de cumprirem o que ordenava a Lei a seu respeito. Simeão tomou-o nos braços e bendisse a Deus, dizendo: «Agora, Senhor, segundo a tua palavra, deixarás ir em paz o teu servo, porque meus olhos viram a Salvação que ofereceste a todos os povos, Luz para se revelar às nações e glória de Israel, teu povo. » Seu pai e sua mãe estavam admirados com o que se dizia dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: «Este menino está aqui para queda e ressurgimento de muitos em Israel e para ser sinal de contradição; uma espada trespassará a tua alma. Assim hão de revelar-se os pensamentos de muitos corações. »

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

MEDITAÇÃO

 “Ao apresentar o Menino Jesus no Templo, Maria encontrou Simeão que proferiu a seguinte profecia: “Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de erguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições, a fim de serem revelados os pensamentos de muitos corações. E uma espada transpassará a tua alma” (Lc 2, 34-35). 

Este anúncio de Simeão vem completar o anúncio do Anjo que disse a Maria: “Este menino será grande, será chamado filho do Altíssimo…”. Nossa Senhora certamente ouviu este anúncio de Simeão com uma profunda dor e ao mesmo tempo sentiu confirmada a Palavra da escuta, na sua atenção, na interiorização deste novo anúncio de dor e sofrimento. Como dizem os Evangelho em outros acontecimentos, Maria confrontava todas as coisas no seu coração. Maria guardava, meditava, refletia e rezava. Vivemos um tempo de dor; dor por um vírus que se multiplica e dilacera tantas vidas; dor por atitudes de egoísmo; dor por gestos de ganância; dor por divisões que fazem sofrer nosso povo.

Em cada um de nós, que coisa positiva de Deus, devemos apontar aos outros como sinal de salvação.

LADAINHA DE NOSSA SENHORA

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos.

Jesus Cristo, atendei-nos.

Pai celeste que sois Deus: tende piedade de nós.

Filho redentor do mundo que sois Deus: tende piedade de nós.

Espírito Santo que sois Deus: tende piedade de nós.

Santíssima Trindade que sois um só Deus: tende piedade de nós.

Segunda parte (todos de pé)

Santa Maria rogai por nós.

Santa Virgem das virgens

Mãe de Jesus Cristo

Mãe da Divina Graça

Mãe puríssima

Mãe castíssima

Mãe imaculada

Mãe intacta

Mãe amável

Mãe admirável

Mãe do bom conselho

Mãe do criador

Mãe do salvador

Virgem prudentíssima

Virgem venerável

Virgem louvável

Virgem poderosa

Virgem clemente

Virgem fiel

Espelho de justiça

Sede de sabedoria

Causa de nossa alegria

Vaso espiritual

Vaso honorífico

Vaso insigne de devoção

Rosa mística

Torre de Davi

Torre de marfim

Casa de ouro

Arca da aliança

Porta do céu

Estrela da manhã

Saúde dos enfermos

Refúgio dos pecadores

Consoladora dos aflitos

Auxilio dos cristãos

Rainha dos anjos

Rainha dos patriarcas

Rainha dos profetas

Rainha dos apóstolos

Rainha dos mártires

Rainha dos confessores

Rainha das virgens

Rainha de todos os santos

Rainha concebida sem pecado original

Rainha assunta ao céu

Rainha do sacratíssimo rosário

Rainha da paz

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.

Rogai por nós ó Virgem Dolorosíssima.

Para que sejamos dignos da promessa de Cristo.

ORAÇÃO:

 Ó Deus misericordioso, ouvi as súplicas de vossos filhos aqui reunidos e concedei, que pela intercessão da Virgem Maria, vossa e nossa Mãe, sejamos livres de todos perigos que nos ameaçam. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso.

À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó virgem gloriosa e bendita. Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário