MARIA DE PÉ JUNTO À CRUZ DE SEU FILHO - João 19, 25-27
Hoje, contemplamos Maria, que experimenta, na sua imensa dor de mãe, a profecia de que "uma espada [lhe] atravessaria o coração".
O sim de Maria leva o desafio das interpelações de Deus, desde a Anunciação até à consequência última do despojamento e morte do seu próprio filho.
Pelas palavras de Jesus, o sofrimento de Maria converte-se em verdadeira dor de parto, em virtude da qual lhe podemos chamar, cada um de nós, Mãe.
Nossa Senhora, Mãe das Dores, traz o ensinamento de seguir Jesus e, com o olhar da fé permanecer junto a cruz. Assim, a piedade de Maria nos encoraja para renovar o coração diante de situações de perdas e sofrimentos. Maria é mãe de toda a humanidade, carregando as dores, angústias e medos para viver a vitória da promessa de Deus.
Apesar de nossa pequenez, somos seres de relação e de comunhão com o mistério da Salvação, pois vivemos a esperança e a entrega de Jesus na cruz e, dessa forma renovamos os nossos passos para uma mudança radical em nós.
ORAÇÃO
Abri, Senhor, os nossos lábios para bendizermos vosso santo nome. Purificai o nosso coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o nosso entendimento, inflamai nossa vontade para que possamos rezar digna, atenta e devotamente este ofício e mereçamos ser atendidos na presença de vossa divina majestade. Por Cristo, Nosso Senhor. Meu Senhor, Jesus Cristo, que estando encravado na cruz tanto vos compadecestes de Vossa aflita mãe, que a recomendastes ao discípulo amado, concedei-nos tal ternura de coração que tenhamos verdadeira compaixão de tuas lágrimas, e choremos dignamente o muito que por nós padeceu. Isto vos pedimos, ó Senhor, pelo amor da mesma Senhora e vossa mãe. Amém!
INVOCAÇÃO AO ESPÍRITO SANTO
Vinde, Santo Espírito, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Deus que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
EVANGELHO – João 19, 25-27
A Mãe de Jesus, a irmã de sua Mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena estavam junto à cruz. Jesus viu sua Mãe e, ao lado d'Ela, o discípulo que Ele amava. Então disse a sua Mãe: «Mulher, eis aí o teu filho». Depois disse ao discípulo: «Eis aí a tua Mãe». E, dessa hora em diante, o discípulo recebeu-A em sua casa.- Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.
MEDITAÇÃO
Maria, Mãe de Jesus, acompanhou-o até a morte: "junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cleofás, e Maria Madalena" (Jo 19, 25). Jesus oferece a sua mãe ao discípulo amado, e faz dele o rosto de toda a humanidade no anseio de Deus.
Ao ver Jesus, despojado de tudo e pregado numa cruz, devemos nos encorajar na luta por justiça e dignidade. Quiseram puni-lo, inocente, pregando-o no lenho da cruz. O que é preciso mudar na situação em que vivemos hoje? A morte de Jesus continua uma sentença com o peso de uma cruz para tantas pessoas... A sabedoria de Deus nos interpela a mudar as atitudes contrárias ao seu plano de amor. Há um novo caminho possível. A indiferença e a ausência de fraternidade impedem o diálogo e crucifica vidas. A cruz nos desafia a estar de pé. A Não deixar de ser quem somos, a não abrir mão dos nossos princípios cristãos. A cruz nos desafia a fixar os nossos olhos para outra direção. Para reconhecer, escutar e dialogar uma nova cultura de paz e amor.
Olhando para a imagem de Maria ao pé da cruz, deixemos despertar em nós uma maneira diferente para permanecer junto com Jesus. Fixar os olhos com os sentimentos de amor profundo e confiante em Deus nas situações difíceis do cotidiano. Maria cuida de todos nós e antecipa a certeza da vitória da vida. Unidos à dor que Maria sentiu nesta ocasião, peçamos forças e graças para direcionar o olhar em nossas vidas para Deus. Pela paciência e perdão, possamos nos acolher e aconchegar-se à mãe, que nos foi dada e sigamos os seus passos.
REZAR 1 PAI NOSSO ... 7 AVE MARIAS
LADAINHA DE NOSSA SENHORA
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, tende piedade de nós.
Senhor,
tende piedade de nós.
Jesus
Cristo, ouvi-nos.
Jesus
Cristo, atendei-nos.
Pai
celeste que sois Deus: tende piedade de nós.
Filho
redentor do mundo que sois Deus: tende piedade de nós.
Espírito
Santo que sois Deus: tende piedade de nós.
Santíssima
Trindade que sois um só Deus: tende piedade de nós.
Segunda
parte (todos de pé)
Santa
Maria rogai por nós.
Santa
Virgem das virgens
Mãe de
Jesus Cristo
Mãe da
Divina Graça
Mãe
puríssima
Mãe
castíssima
Mãe
imaculada
Mãe
intacta
Mãe
amável
Mãe
admirável
Mãe do
bom conselho
Mãe do
criador
Mãe do
salvador
Virgem
prudentíssima
Virgem
venerável
Virgem
louvável
Virgem
poderosa
Virgem
clemente
Virgem
fiel
Espelho
de justiça
Sede de
sabedoria
Causa de
nossa alegria
Vaso
espiritual
Vaso
honorífico
Vaso
insigne de devoção
Rosa
mística
Torre de
Davi
Torre de
marfim
Casa de
ouro
Arca da
aliança
Porta do
céu
Estrela
da manhã
Saúde
dos enfermos
Refúgio
dos pecadores
Consoladora
dos aflitos
Auxilio
dos cristãos
Rainha
dos anjos
Rainha
dos patriarcas
Rainha
dos profetas
Rainha
dos apóstolos
Rainha
dos mártires
Rainha
dos confessores
Rainha
das virgens
Rainha
de todos os santos
Rainha
concebida sem pecado original
Rainha
assunta ao céu
Rainha
do sacratíssimo rosário
Rainha da
paz
Cordeiro
de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos Senhor.
Cordeiro
de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos Senhor.
Cordeiro
de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós.
Rogai
por nós ó Virgem Dolorosíssima.
Para que
sejamos dignos da promessa de Cristo.
ORAÇÃO:
Ó Deus, por vosso admirável
desígnio, dispusestes prolongar a Paixão do vosso filho, também nas infinitas
cruzes da humanidade. Nós vos pedimos, assim como quisestes que ao pé da Cruz
do Vosso Filho, estivesse sua Mãe, da mesma forma, à imitação da Virgem Maria,
possamos estar sempre ao lado dos nossos irmãos que sofrem, levando amor e
consolo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário