Pesquisar este blog

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Procurar Jesus e encontrá-lo


"Você está procurando Jesus de Nazaré, o Crucificado? 
Ele ressuscitou: ele não está aqui. (M 16,6)


* Por Irmã Therese Marie Boillat



Nós somos os discípulos do Ressuscitado! Não do homem crucificado! Às vezes é tão difícil acreditar no Ressuscitado... Então vamos olhar para as mulheres do Evangelho, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e Salomé.

Elas correm para o túmulo, este lugar de memória, onde elas serão capazes de reviver o passado, para lembrar de Jesus, este rabino tão extraordinário. É aqui que elas pensam em "encontrá-lo" ... pelo menos seu corpo. O túmulo? vazio! O primeiro passo nesse caminho para a Ressurreição é o seguinte: descobrir uma ausência e sentir uma grande dor. Onde é que ele está? Nós não vemos isso. Lá está ele, no entanto, aquele que parece ausente, está Vivo. Passar da primeira ausência - o corpo desaparecido no túmulo - para a segunda ausência que está gradualmente presente - a descoberta do Senhor Ressuscitado - as mulheres, e depois delas Pedro e João, tiveram que "mover-se", começar, correr, buscar, até mesmo obstinar... não há encontro com o Senhor se não há procura, busca do caminho, seja externo ou interno.

As mulheres em frente ao túmulo vazio não só estão chateadas e amedrontadas, mas totalmente perplexas. E agora, para onde ir, para onde procurar? Maria de Madalena chora desesperadamente. Sem solução, sem abertura, sem futuro... No entanto, é aqui que o Ressuscitado nos espera, onde ele nos espera quando tudo parece perdido. Não estamos também neste momento de uma pandemia que está perturbada, desencorajada e perdendo a fé?

Meditando sobre a forte experiência de ausência feita pelas mulheres, encontraremos forças para dar esse salto à fé. Como? Ouvindo o anúncio do evangelista São Marcos "Você está procurando Jesus de Nazaré, o Crucificado? Ele ressuscitou: ele não está aqui. (M 16,6) E em São Lucas "Por que você procura os Vivos Entre os Mortos? Ele não está aqui, ele ressuscitou. Lembre-se do que ele lhe disse... (Lc 24.5-6).

Lembre-se... é trazendo as palavras de Jesus de volta aos seus corações que as mulheres gradualmente recebem a luz e entendem o significado da morte de Cristo e o significado de sua própria "morte". É a Palavra que nos ajuda a reler nossa história, a entender quem Jesus realmente é, sua misteriosa presença em nossas vidas, sempre... e especialmente nos "golpes duros".

Lembrar as palavras de Jesus, seus gestos, é o caminho para a Ressurreição para fortalecer nossa fé e nossa esperança. Lembre-se de suas palavras, invoque o Espírito Santo para se tornar "fogo" e "vida" em nós, adere a elas com alegria e coloque-as em prática... para viver como discípulos do Ressuscitado.

"Quando abrimos o livro da Palavra, Deus vem caminhar conosco", disse Santo Ambrósio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário