Pesquisar este blog

sábado, 21 de março de 2020

Tempos de isolamento

O que vamos fazer?

Ainda que a ideia de isolamento nos encarcere em sombras, medos e solidão, somos movidos ao encontro do essencial em nós.
Cada indivíduo é provocado ao recolhimento, olhar para a realidade caótica instalada pelo COVID-19 e descobrir modos de vida para a vivência desse tempo.
Interessante o movimento interno que faço. Sempre apelei por um tempo a mais para realizar minhas tarefas. Muitas vezes, tentei classificá-las em necessárias, prioritárias e essenciais.
Agora, está imposta uma nova ordem. Tudo é essencial!
O essencial para mim sempre foi a oração, a empatia, a busca do autoconhecimento, a literatura.
Ah! A literatura... essa essência pulsante em mim e no mundo, sempre sensível às realidades.
Tantos períodos de isolamento já foram vivenciados pelas sociedades mundo afora. Estou certo de que, você se recorda pelo menos de algum. Ouso citar, aqui; outros: o holocausto, a Guerra fria, a Primavera Árabe, a realidade das duas Coreias do Norte e do Sul, a ditadura Militar no Brasil, os números alarmantes de casos de dengue, o rompimento das barragens de Mariana (2015) e Brumadinho (2019), e tantos mais.
Tudo virou obra- prima literária. Exemplifico: A obra – O diário’’ de Anne Frank Editora: Novo Século – livro escrito por ela mesma e a obra – Um dia, um rio – Leo cunha. Editora Pulo do Gato.
Quando não há respostas efetivas e claras para tamanhas realidades, surgem a fé e a literatura. Ambas nos alargam o interior e alimentam a esperança.
Caros, amigos-leitores (ouvintes), escolham boas fontes de energia. Nesse instante sugiro que apreciem o filme: Sociedade Literária e a torta de casca de batata, dirigido por Mike Newell disponível na NetFlix, que dialoga com nosso tempo.
Não nos fechemos no medo, nas culpas. É tempo de mudança!
Vai passar!
Tem jeito.

 AUTORIA: Fabrício Vieira de Moura
fabriciovieira@pbh.gov.br
http://lattes.cnpq.br/2741734138383387
Professor na rede pública municipal e estadual de Belo Horizonte.
Mestre em Letras/UFMG.
Leigo Dominicano –  FLD/Fraternidade Leiga Dominicana Santa Catarina de Sena/ Barreiro- BH.

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário