Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2020

Carta do Mestre Geral sobre Jubileu 2021

À Família Dominicana sobre a preparação do jubileu de 2021





Queridos irmãos e irmãs da Família Dominicana,

Ao começar o ano do Senhor de 2020, tenhamos presente a próxima celebração do Oitavo centenário do Dies Natalis de nosso pai são Domingos. Fr. Bruno Cadoré já havia anunciado na sua carta de 6 de Agosto de 2018 que «celebraremos o aniversário da sua morte ao longo do ano que abarcará de 6 de Janeiro de 2021 a 6 de Janeiro de 2022».

O tema da celebração do jubileu é «À mesa com são Domingos». Este tema inspira-se na tábua da Mascarella, tábua sobre a qual se pintou o primeiro retrato de são Domingos pouco depois da sua canonização. Portanto, celebraremos a são Domingos não como um santo que se encontra apenas num pedestal, mas sim como um santo que desfruta da comunhão de mesa com os irmãos, reunidos pela mesma vocação de pregar a palavra de Deus e partilhar o dom de Deus da comida e da bebida.

A nossa celebração jubilar convida-nos a reflectir sobre estas questões: O que significa para nós estar à mesa com são Domingos aqui e agora (hic et nunc)? De que maneira a sua vida e o seu trabalho nos inspiram e anima a partilhar a nossa vida, a nossa fé, esperança e amor, os nossos bens espirituais e materiais, para que outros também se alimentem dessa mesma mesa? Como é que esta mesa se converte em mesa para partilhar a Palavra e o Pão da Vida? Espero partilhar com vocês os meus pensamentos sobre estas perguntas numa outra carta.

Por agora desejo apresentar-vos as principais actividades preparadas pelo Comité para o Jubileu que terá lugar em Bolonha, na Igreja Patriarcal de são Domingos. A pregação itinerante de São Domingos culminou em Bolonha onde se conservam e veneram os seus restos mortais: o centro das celebrações será portanto nesta cidade. Mas permito-me pedir aos Priores Provinciais e vice-Provinciais que promovam a participação nestas celebrações. Também lhes peço que organizem celebrações similares nas suas respectivas províncias e vice-provinciais, já que o espírito e o carisma de Domingos está presente onde quer que os seus filhos e filhas estejam a pregar.

Celebrações litúrgicas
  • Epifania,6 de Janeiro de 2021: Celebração Eucarística de abertura presidida pelo Arcebispo de Bolonha, Cardeal Matteo Zuppi.
  • Festa da Trasladação de São Domingos, 24 de Maio de 2021: sua Santidade, o Papa Francisco foi convidado a presidir à Celebração Eucarística.
  • Dies Natalis de São domingos, 4 de Agosto de 2021: presidirei à Celebração Eucarística para a qual convido toda a Família Dominicana.
  • Epifania, 6 de Janeiro de 2022. Celebração eucarística de encerramento, presidida pelo Prior Provincial da Província de São Domingos.
* Animamos a vice-províncias e províncias a organizar celebrações similares para a Família Dominicana nos diferentes lugares, especialmente para aqueles que não podem estar presentes em Bolonha.

Peregrinações

Estão também convidados a participar e organizar uma peregrinação sobre «a ultima viagem de são Domingos» de Roma a Bolonha. O Caminho dos Peregrinos, que inclui alguns santuários da ordem, será anunciado próximamente pelo Comité para o jubileu, juntamente com as diversas actividades do ano jubilar.


Tábua da Mascarella

Desde o dia 25 de Março de 2021 a´te 7 de Outubro de 2021 a Basílica de São Domingos em Bolonha e o claustro do convento acolherão a exposição «Á mesa com São Domingos (À tavola com S. Domenico)» na qual se exibirá pela primeira vez a «Tabua da Mascarella» na sua totalidade. Isto é muito significativo, pois que as partes que constituem essa tábua encontram-se actualmente dispersas em diferentes locais.

A exposição inclui actualizações sobre o tema da «a mesa» na arte contemporânea, o que nos ajudará a reflectir sobre as questões colocadas anteriormente.

Conferencias

Em colaboração com a Universidade de Bolonha, o comité para o jubileu celebrará um congresso histórico-científico de 22 a 25 de Setembro de 2021 sobre o tema do Jubileu.

Espero que as universidades e faculdades da ordem organizem, em 2021 e nos anos seguintes, conferências teológicas que ajudem a ordem a reflectir sobre o tema do jubileu. As celebrações regionais ou inter-provinciais, as jornadas de estudo ou os retiros ajudar-nos-ão a celebrar este jubileu num espírito de comunhão e colaboração.

Informação e materiais para o Jubileu

O calendário geral de actividades, os materiais para o Jubileu e outras informações relevantes publicar-se-ão no sítio web que se criará para esse fim. Confiamos que o sítio web será um lugar de colaboração e de intercâmbio de recursos. Fr. Philipp Joannes Wagner OP, presidente do Comité do Jubileu está disponível para o caso de terem perguntas ou sugestões (rettore.basilica@curia.op.org)

Por último, num espírito de solidariedade de família, desejo fazer um convite a contribuírem economicamente para ajudara cobrir os gastos das actividades mencionadas. Por favor, coloquem-se em contacto com Fr. Juan Luis Mediavilla, Síndico da Ordem (syndic@curia.op.org) para mais detalhes.

Enquanto nos preparamos para o jubileu, tenhamos presente que queremos celebrar São Domingos não com um espírito arqueológico nem, menos ainda, com um espírito apologético e de auto-glorificação, mas sim como agradecimento, com um espírito de reflexão e de atenção aos sinais dos tempos e à excelência da vida e ao legado perpétuo de são Domingos

o vosso irmão

Fr. Gerard Francisco Timoner III, OP

Mestre da Ordem




Nenhum comentário:

Postar um comentário