Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de março de 2020

O Movimento não pode parar!


Romaria das Águas e da Terra em Salto Divisa: 

Água e Terra, Santuário da Vida.

Tema: Jequitinhonha, ver, cuidar e sentir.




O Movimento não pode parar! As manifestações dos grupos organizados em busca da defesa à vida em plenitude denunciaram as injustiças e ameaças de morte ao meio Ambiente e sucessivamente dos seres humanos. O pedido de apoio aos Poderes Públicos e Organizações não Governamentais (ONGs) tem como objetivo a proteção ao patrimônio histórico criado por Deus Pai. Algumas iniciativas de anúncio e denúncia pelos direitos da Terra:

  • O Parque Estadual Alto Cariri está ameaçado pela Empresa Nacional de Grafite e pelo Projeto de Leis do Deputado Carlos Pimenta que quer destituir parte do Parque onde se encontra as lavras do minério grafite. Tudo isso visa o capital de lucro, em consequência à destruição das nascentes que ali existem. São quinze nascentes de água pura que alimenta o Córrego Piabanha e sustenta vidas humanas dos ribeirinhos, vegetais e animais.

  •  A Empresa Nacional de Grafite vem intensificando os danos e riscos causados à saúde pública com a ameaça de destruição e poluição do Córrego Piabanha que deságua no Rio Jequitinhonha e abastece a cidade de Salto da Divisa-MG.
  •  O Assentamento Dom Luciano Mendes[1] em Salto da Divisa através de muitas lutas pela conquista de direitos de viver com dignidade num pedaço de terra, junto às famílias, implantou a produção de alimentos saudáveis para os seus e demais pessoas do município. Agora, a carência de produção alimentícia se vê ameaçada pela destruição das nascentes.
  •  Juntamos nossas forças aos atingidos pela Barragem de Itapebi/BA[2]. No ano de 2002, a represa da Hidrelétrica que abrange a Bahia e a fronteira de Minas Gerais foi construída no rio Jequitinhonha, gerando violências e injustiças principalmente aos atingidos que se empenharam em movimentos contra o alagamento causado por essa barragem que inundou cidades na Bahia e mudou o curso das águas do rio Jequitinhonha. A empresa transformou o rio da cidade em Salto da Divisa em um grande lago e não cumpriram com os deveres de limpeza do rio Jequitinhonha e indenizações às famílias atingidas diretamente – lavadeiras, pescadores, extratores de pedra, comunidades quilombolas e outros. Deixaram toda a cidade sofrendo as consequências da ganância e do poder. A água impura vem provocando danos à saúde pública, principalmente os mais pobres sem condições para comprar água potável. A falta de emprego obrigou muitas pessoas, especialmente os jovens, à migração. Famílias abandonadas e sem direito a morar. 

Acompanhei o começo das organizações diretamente, e em continuidade, através de meios de comunicação e espiritualmente nas orações mantendo a contribuição para o trabalho das lideranças, buscando orientar cada passo das ações coletivas. Hoje, a contribuição nas reflexões e articulação de lideranças dos movimentos permanece local e à distância em Belo Horizonte, onde nos reunimos na preparação de materiais escritos, documentação e vídeos.

Em preparação à Romaria das Águas e da Terra tivemos uma semana de formação e informações às pessoas. Fizemos uma boa programação em vista de promover participação e manifestação pública de toda nossa indignação contra as ameaças à vida do meio ambiente e aos seres humanos. A Romaria no dia 14 de março celebrou a luta povo. (https://www.youtube.com/watch?v=aOBWvgojCbk). 

Pela defesa de direitos e justiça, nós continuamos à serviço da vida, buscando apoio nos órgãos públicos e privados para não deixar que se destrua o Parque Estadual Alto Cariri e consequentemente, as famílias. 

 Ir. Geralda Magela da Fonseca -  CRSD/ Província do Brasil



[1] Celebração da emissão de posse do primeiro assentamento de reforma agrária em Salto da Divisa “Dom Luciano Mendes. Com o canto a luta é nossa, essa luta é do povo”, as famílias no assentamento festejaram a conquista da Fazenda Monte Cristo para fins de reforma agrária com 1.348 hectares para dezenas de famílias. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=GDtNlY61v_E








Nenhum comentário:

Postar um comentário