Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de setembro de 2020

Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

“LOUVADO SEJA PELA IRMÃ TERRA, MÃE QUE NOS SUSTENTA...”


1 de setembro: Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

(...) " O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados sectores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos." 

O Papa Francisco instituiu o dia 1º de setembro como o Dia Mundial de Oração pelo cuidado da criação, sendo apelo à união dos cristãos de todo o mundo, face à crise ecológica mundial. Refletindo à luz das raízes da fé, no que diz respeito ao cuidado para com a humanidade e tudo o que foi criado por Deus, rezemos e apoiemos em gestos de reconhecimento deste dom. 

Roteiro celebrativo - dia de oração pelo cuidado com a criação

(Prepare o ambiente para a oração. Utilize vela, flores, sementes, ícone de Jesus, mapa mundi…)

CHEGADA

 Tudo está, interligado.
 Como se fôssemos um. 
Tudo está, interligado. 
Nesta casa comum

L1. Irmãos e irmãs, em comunhão com todos os cristãos e as comunidades, os amigos e amigas de outros caminhos religiosos e toda pessoa de boa vontade, celebremos este Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Renovemos, nesta oração, a missão a nós confiada de cuidadores da criação e defensores da vida.

 L2. Numa corrente de oração, como gostam de dizer as pessoas, demo-nos as mãos, os corações e juntemos nossas vozes. Unidos, apresentemos ao Senhor da vida nossa prece em favor da Mãe terra, neste tempo de tão grande destruição por ela sofrido. 

L3. Rezemos em comunhão com as pessoas enfermas do coronavírus, que como a Mãe Terra lutam para viverem. Com retomada confiança e solidariedade avancemos para vencer essa pandemia. 

Ouvir a canção: Cuidar da Terra, do Grupo Imbaúba

Nós somos parte da terra 
A terra é parte de nós 
Um é a extensão do outro 
Nós não vivemos a sós. (bis)
 
O que falta pra entender 
Coisa tão simples assim
 Quando eu cuido do que é meu 
Estou cuidando de mim
 Quando eu cuido do que é meu
 Estou cuidando de mim. 

E preservar é tão simples
 Não requer tanta ciência
 Basta respeito e cuidado

E um pouco de consciencia
 Aí, tudo se resolve 
Aí, a vida floresce
 Cada rio que eu deixo limpo
 A natureza agradece 
Cario que eu deixo limpo
 A natureza agradece 

Com muita sabedoria
 Diziam nossos avós:
 Se nós cuidarmos da terra 
A terra cuida de nós.




OREMOS: Silêncio

Ó Deus, Pai de todos os Povos, olha teus filhos e filhas aqui reunidos, que te pedem: derrama sobre o universo inteiro o dom generoso do teu Espírito, renova a face de toda a terra que sofre e geme a dor da devastação e destruição. Ilumina os corações dos homens e mulheres, e acende neles o fogo do teu amor, para que sejam defensores da vida e germinem a terra sem males, o bem viver, que vem a cada manhã. Te pedimos por Teu Filho Jesus que vive e reina contigo e conosco na unidade do Santo Espírito. Amém. 

L1. Com o pobrezinho de Assis, São Francisco, cantemos nossa irmandade e pertença a toda criação.

Onipotente e bom Senhor 
A ti a honra, glória e louvor! 
Todas as bênçãos de ti nos vêm
E todo o povo te diz: amém! 

Louvado sejas nas criaturas 
Primeiro o sol, lá nas alturas 
Clareia o dia, grande esplendor 
Radiante imagem de ti, Senhor 
Louvado sejas pela irmã lua 
No céu criaste, é obra tua 
Pelas estrelas, claras e belas 
Tu és a fonte do brilho delas 

Louvado sejas pelo irmão vento 
E pelas nuvens, o ar e o tempo 
E pela chuva que cai no chão 
Nos dá sustento, Deus da criação 

Louvado sejas, meu bom Senhor 
Pela irmã água e seu valor 
Preciosa e casta, humilde e boa 
Se corre, um canto a ti entoa 
Louvado sejas, ó, meu Senhor 
pelo irmão fogo e seu calor 
Clareia a noite robusto e forte
Belo e alegre, bendita sorte 
Sejas louvado pela irmã terra 
Mãe que sustenta e nos governa 
Todos os frutos, nos da o pão
Com flores e ervas sorri o chão

Louvado sejas, meu bom Senhor 
Pelas pessoas que em teu amo 
Perdoam e sofrem tribulação 
Felicidade em ti encontrarão 

Louvado sejas pela irmã morte 
Que vem a todos, ao fraco e ao forte 
Feliz aquele que te ama 
A morte eterna não o matará 
Bem aventurado quem guarda a paz 
Pois o altíssimo o satisfaz 
Vamos louvar e agradecer 
Com humildade ao Senhor bendizer 

(Disponível em: 

LEITURA DO LIVRO DO GÊNESIS: (GN 1,1– 2,2) Breve silêncio 

MEDITAÇÃO: da Laudato Si - Papa Francisco

L2. 13. O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem Se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. Desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados sectores da atividade humana, estão a trabalhar para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão é devida àqueles que lutam, com vigor, por resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos.

L3. 14. Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós. O movimento ecológico mundial já percorreu um longo e rico caminho, tendo gerado numerosas agregações de cidadãos que ajudaram na consciencialização. 3 Infelizmente, muitos esforços na busca de soluções concretas para a crise ambiental acabam, com frequência, frustrados não só pela recusa dos poderosos, mas também pelo desinteresse dos outros. As atitudes que dificultam os caminhos de solução, mesmo entre os crentes, vão da negação do problema à indiferença, à resignação acomodada ou à confiança cega nas soluções técnicas. Precisamos de nova solidariedade universal. 

L1. Unidos, espalhemos luzes sobre terra, pois toda vez que acendemos luzes diminui as trevas do mundo, e peçamos a luminosidade Divino Espírito para enfrentar estes dias difíceis. Unidos ao papa Francisco, rezemos: 

- Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem prejudicar ninguém.

- Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição nem destruição. 

- Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres e da terra. Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as criaturas no nosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais conosco todos os dias. Sustentai-nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o amor e a paz.

PAI NOSSO 

OREMOS: Silêncio

Deus, nosso Pai e Senhor, nós vos louvamos e bendizemos, por vossa infinita bondade. Criastes o universo com sabedoria e o entregastes em nossas frágeis mãos para que dele cuidemos com carinho e amor. Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela Casa Comum, nossa Mãe terra. Cresça, em nosso ser, o desejo e o empenho de cuidar mais e mais da vida das pessoas, e da beleza e riqueza da criação, alimentando o sonho do novo céu e da nova terra que prometestes. Amém!

 BÊNÇÃO

D: Deus vos abençoe e vos guarde: Amém. 
D: Ele vos mostre a sua face e se compadeça de vós: Amém. 
D: Volva para vós o seu olhar e vos dê a sua paz. Amém.

Como gesto de bênção e cuidado - será bonito plantar sementes ou mesmo uma planta no jardim.
 Ouvir a Canção do Lavrador do grupo Raízes Caboclas (Disponível em: www.ouvirmusica.com.br/raizes-caboclas/1924467/)

Fonte: https://www.amazonizate.org/c%C3%B3pia-logo




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário