Pesquisar este blog

quinta-feira, 9 de maio de 2019

Tudo aquilo que ousarmos compartilhar dará frutos inesperados da presença do Reino.



Carisma e Missão 


O fundador, São Domingos de Gusmão viveu e se consagrou a Deus. Arriscou-se naquilo que pudesse acordar o mundo e iluminar o futuro. A missão da Pregação orientou os seus passos para uma Vida Religiosa em Saída, adentrando as fronteiras não se intimidou a responder as inquietações na vida da Igreja e Sociedade. Do mesmo modo, queremos e podemos! Domingos dizia: “o grão amontoado apodrece, disperso frutifica”. Essa brilhante ideia inspiradora na vida dominicana nos chama e nos encoraja a dizer que mesmos que sejamos sementes miúdas devemos ser lançadas no campo do Senhor. Nós, dominicanas consagradas para a missão de Domingos, possamos ser frutos desse novo tempo em que se convoca a vida religiosa a alargar os passos no caminho do Reino.

Hoje, ao refletir e rezar a beleza de nossa santa vocação, nós nos encorajamos a correr o risco... Em tudo abdicamos para procurar a moeda perdida, e vivemos o apostolado de Jesus Cristo.  A nossa realidade de mundo clama incessantemente às ações que podemos desenvolver junto às pessoas por uma nova sociedade, reino de Deus que se faça acontecer em verdade e serviço. Ao mesmo tempo, permitir que a beleza do mistério incutido em nosso interior seja refletida no mundo, não apenas como atividades realizadas, mas como novos caminhos, criativos e cheio de profecia. Possamos favorecer a justiça e o direito como expressão da dignidade humana.

Por isso, faz-se necessário ouvir os clamores de mudança em nossas atividades cotidianas, sendo capazes de alargar os horizontes de nossas vidas, para que a nossa história que já estamos construindo não seja meramente a repetição do passado, mas um presente de resposta.
O carisma da Ordem Dominicana é a Pregação. Essa pregação que nos fascina dia-a-dia nos faz perceber, antes de tudo, o chão que pisamos. É dessa realidade de vida que fala o coração. O chão é lugar em que podemos nos locomover, e ser itinerantes da Palavra. A Palavra que veio habitar se fez morada no mundo. O mundo é o nosso claustro. Essa é a novidade da vida dominicana e seu carisma profético que nos faz viver a missão consagrada. Para isso, basta não temer às mudanças. O peregrino de Deus é feliz quando pode viver essa liberdade a qual foi chamado, percorrer caminhos e transformar situações de morte em vida.
Anseio que esta seja a necessidade contemplada por nós, individualmente e em nossas comunidades. É preciso sair de nossas mediocridades, do pensar pequeno ao redor de nós mesmos, parar de dar voltas ao entorno do mesmo lugar. Se um dia deixamos nossos pais e a nossa casa foi por acreditar que esse seria uma opção a conduzir para a felicidade. Logo, viver fechados em nós mesmos, somente afirmando as dificuldades do dia-a-dia sem nada poder fazer de novo não faz parte do sonho de quem desejou transformar a própria realidade em algo maior que si mesma. Sim, o Reino é maior do que nós. É preciso que a mudança entre nós seja permanente, seja concreta, potencializando a participação e a responsabilidade em nosso carisma e na missão.
Por menor que seja a parcela de nossa ação, eu sei que esta fará grande diferença da realidade que aqui estamos, pois pior que isso é a nossa incapacidade de querer atravessar os mares de nosso egoísmo, da nossa tolice desenfreada em julgar e condenar, e nos fazer mal, viver no individualismo que mata.

 

Vamos! Ainda é tempo de acreditar e abrir os nossos olhos, reconhecer verdadeiramente o Cristo que nós pregamos na fraternidade.
Irmã Luciana Vinícius de Souza, OP.




Nenhum comentário:

Postar um comentário